Formatar várias vezes estraga meu HD ou SSD?




Uma das grandes lendas do mundo da informática que gera dúvida em um número gigantesco de pessoas e medo em outros que cogitam formatar seus dispositivos.
Apesar de alguns chegarem a “bater o pé” e defender como uma verdade incontestável, o ato de formatar o HDD, SSD e até mesmo pen drives e cartões não danifica e nem diminui a vida útil dos aparelhos.
Em um HD, quando executada a formatação padrão é apagado a MBR (Master Boot Record – Registro de Inicialização Mestre) e a Tabela de Alocação de Arquivos (NTFS, FAT32, EXT, ...) e NÃO SE APAGA OS ARQUIVOS. Para você entender melhor, a tal Tabela de alocação funciona como um mapa dos arquivos gravando(memorizando) em qual setor ou cluster do disco o arquivo está gravado, assim o sistema consegue encontrar o arquivos e todas as suas partes (já que um arquivo ocupa vários clusters). A forma como essa tabela é organizada e seu funcionamento damos o nome de SISTEMA DE ARQUIVOS, sendo entre eles os mais comuns NTFS e FAT 32 no Windows e EXT4 no Linux.
O fato da formatação apagar apenas a tabela de alocação na maioria dos dispositivos, nos permite recuperar arquivos que aparentemente foram apagados por uma formatação. Na verdade os arquivos não são mais acessados pelos sistema por não “saber” que tem arquivos lá, já que a tabela vai indicar que está vazio.
O fato é que a formatação funciona exatamente igual a execução de uma leitura e gravação comum do dispositivo, sendo assim, o poder de danificar de uma gravação seria o mesmo de salvar um simples arquivo no HD.

HDs geralmente são danificados fisicamente por impactos ou por problemas relacionados a fornecimento de energia (seja por cargas baixas/altas ou oscilações). Um HD em funcionamento normal (sem danos físicos) pode durar em média 100 mil horas (quase 11 anos) o que significa um bom tempo, podendo ser mais ou menos dependendo da marca, modelo e da forma como é utilizado.
Sendo assim pode FORMATAR os seus dispositivos sem medo e QUANTAS VEZES QUISER, até mesmo várias vezes no mesmo dia se precisar e o melhor, essa dica se estende para SSD, Pendrive, cartões de memória e qualquer dispositivo que suporte a formatação, faça com a consciência limpa. 

Ajude a tirar a dúvida de seus amigos e compartilhe com eles nas redes sociais. E não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO REMOVER SENHA DE BIOS/CMOS – Desktop e Notebook

Formatação de “baixo nível” ou Zero Fill

Gerenciador de tarefas sumiu? Aprenda a restaurar [RESOLVIDO]