Gerenciador de tarefas sumiu? Aprenda a restaurar [RESOLVIDO]




O Gerenciador de Tarefas ou Task Manager é um recurso de extrema valia para usuários Windows, nele podemos ver e gerenciar processos do sistema, além de obter informações importantes em tempo real.
Se o seu Gerenciador de tarefas não está mais disponível e quando você tenta acessá-lo recebe uma mensagem de erro como retorno semelhante à da imagem a seguir:

Pode ser que você tenha sido vítima de algum vírus ou malware que modificou configurações do seu Windows lhe impedindo o acesso ao recurso. Agora aprenderemos como proceder para fazer o Gerenciado de Tarefas voltar “à vida”.

Habilitando o Gerenciador de Tarefas pelo Registro do Windows (XP, 7, 8, 8.1 e 10)

O Editor de Registro (REGEDIT.EXE) é uma ferramenta do windows utilizada para modificar chaves de registro do sistema operacional. Com uma simples configuração podemos retornar o acesso ao Gerenciador de tarefas, basta seguir os passos:
1.        Abra o Executar  (Windows+R)
2.       Digite regedit e aperte Enter. Irá abrir o Editor de Registro. Caso o seu editor esteja desabilitado também, você não poderá seguir os passos adiante.
3.       No painel do lado esquerdo navegue para o endereço: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\ Windows\ Current Version\Policies\System . Se não existir a pasta system você terá que cria-la (mas é provável que ela esteja lá).


Para criar a pasta basta clicar em cima da pasta policies com o botão direito e ir em novo>chave, depois basta digitar o nome da pasta ("system")
4.       No painel à direita procure pela chave “DisableTskMgr” e de um duplo clique. Se essa chave não existir clique com o botão direito no vazio vá em novo>valor DWORD (32 bits) e de o mesmo nome para ela (DisableTskMgr).
5.       Coloque 0 (zero) na nova janela e aperte OK.
6.       Feche o Editor de Registro e tente abrir o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc), se não abrir de imediato tente reiniciar a máquina.

Habilitar o Gerenciador de Tarefas pelo Editor de Diretiva de Grupo Local 

1.       Abra o Executar (Windows +R)
2.       Digite gpedit.msc  e aperte Enter. Irá abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local
3.       No painel de navegação a esquerda vá para: Configurações de Usuário>Modelos Administrativos>Sistema>Opções de Ctrl+Alt+Del .
4.       Na área a Direita de um clique duplo em Remover Gerenciador de Tarefas
5.       Coloque na opção Desativado ou Não Configurado. Clique em Aplicar.
6.       O Gerenciador voltará a aparecer nas opções de Ctrl+Alt+Del

Mesmo utilizando as técnicas aqui apresentadas lembre-se de instalar um bom antivírus e manter a sua máquina segura e atualizada.
Aproveite e ajude seus amigos a resolver esse problema compartilhando essa matéria com eles.

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