O que é Máquina Virtual?



Máquina virtual (Virtual Machine), também conhecida como VM, é o termo utilizado para softwares que simulam sistemas operacionais sem a necessidade de existir uma segunda máquina real para isso, ou seja, esse software cria UM COMPUTADOR DENTRO DO COMPUTADOR.
Confuso?
Vamos “desconfundir” então. Suponha que você está utilizando o Windows 10 em um computador seu (notebook, desktop, ...) e você está afim de experimentar uma distribuição Linux só para “saber se é boa”, mas você fica naquela dúvida “formato ou não formato o meu computador?” “Instalo ou não instalo?” , “e se eu não gostar, vou ter o trabalhão de desinstalar?”. Para resolver isso existem alguns softwares no mercado que permitem que dentro dessa máquina citada (com Windows 10) nós possamos “pegar emprestado” um pouco da memória RAM, um pouco do HDD e compartilhar algumas outras peças para criar UMA MÁQUINA DENTRO DA SUA MÁQUINA. Depois de criada você pode então, utilizando esses recursos, instalar o SISTEMA OPERACIONAL que você quiser, seja ele LINUX, WINDOWS, BSD, SOLARIS, ou outro. A máquina vai estar funcionando perfeitamente, mas não passará de uma JANELA ABERTA como qualquer outro programa para o seu SISTEMA OPERACIONAL PRINCIPAL (nesse exemplo o Windows 10), fazendo com que você possa usar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo.
Alguns programas se consagraram na arte de emular máquinas virtuais como é o caso do velho VMWare e do tão consagrado VirtualBox, além de muitos outros que estão disponíveis no mercado. Apesar de existirem programas distintos para executar a mesma tarefa a forma de se criar e utilizar as máquinas virtuais são bem similares e com pouquíssimo conhecimento você pode começar a fazer isso sozinho.
Para ajudar nessa tarefa prepararemos uma postagem ensinando o passo-a-passo de como criar uma máquina virtual nesse blog e um vídeo detalhado de como realizar essa tarefa, confira no link
-Só para ressaltar o termo Máquina Virtual é utilizado desde uma época muito antes de existir “janelas”, interface gráfica e tudo que temos hoje nos computadores modernos. Esse termo começou ser utilizado em 1964 por causa dos mainframes IBM.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, complemento, crítica ou sugestão por favor utilize o campo de comentário abaixo da postagem.
Não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos, parentes, inimigos e etc....

Denny Lawrence – O HARDWERO
Visite nosso Canal no Youtube - CANAL O HARDWERO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO REMOVER SENHA DE BIOS/CMOS – Desktop e Notebook

Formatação de “baixo nível” ou Zero Fill

Gerenciador de tarefas sumiu? Aprenda a restaurar [RESOLVIDO]